1953. Joaquim António Moreira adquire máquinas e alvará de tipografia a Maria Mesquita de Silveira, nome que dá origem à designação Marsil. Arrenda a cave do nº 76 da Rua Conde de Vizela, no Porto, onde instala a tipografia com duas “Minervas”, uma guilhotina manual e uma máquina de picotar. Nos vinte e cinco anos seguintes dá-se a construção dos alicerces da Marsil.
1979. Constituição da sociedade actual com a denominação de Joaquim António Moreira & Filhos, Lda. A Marsil era então só uma marca.
Década de 80. Após a constituição da sociedade, fez-se o primeiro exercício de segmentação de clientes e passou-se a enfatizar o cliente institucional, inicialmente o Banco Borges & Irmão seguido pelo Banco Espírito Santo. A empresa passa a ter, também, uma delegação em Lisboa, inicialmente na Av. Infante Santo e posteriormente nas Amoreiras para prestar o indispensável acompanhamento personalizado ao cliente. Ainda nesta década, a Marsil torna-se uma das primeiras gráficas a utilizar computadores Apple Macintosh, numa época em que era considerada uma ferramenta em expansão, assim como se assiste à aquisição da primeira Rotativa e do primeiro Offset da história da Marsil.
Década de 90. Em 1994 são inauguradas as instalações da actual sede, na Maia, na linha do crescimento da empresa. Iniciaram-se os trabalhos de personalização e endereçamento de documentos. Na segunda metade da década já o segmento de clientes “Banca e Seguros” representava 50 % do volume de vendas.
Ínicio do Novo Milénio. A empresa é distinguida com os prémios do IAPMEI PME Excelência em 2000 e 2001. Mais tarde, o mesmo acontece em 2008 e 2009 com os galardões PME Líder e PME Excelência, respectivamente. Dá-se o incremento do peso relativo dos clientes “Banca e Seguros e outros institucionais” que chegam a pesar 85 % no volume de vendas fruto do acompanhamento com sucesso que a Marsil fez de vários processos de mudança de imagem de algumas destas instituições. Este tipo de trabalhos caracterizados por apresentarem uma grande diversidade de impressos a serem disponibilizados simultaneamente e em tempo extremamente reduzido coroaram definitivamente o conceito que o mercado tem de nós. Várias destas instituições formalizaram os seus comentários de reconhecimento pelo trabalho feito.
Em 2005 passamos a estar certificados pela norma ISO 9001:2000.
Em 2006iniciamos uma nova área de negócio, que passa pela incorporação de serviços de valor acrescentado ao produto gráfico da nossa produção – a Gestão de Economato e Logística, com a gestão do stock de material gráfico, entregando na quantidade, prazos requeridos e nos locais indicados pelos clientes.
Em 2008 inauguramos as instalações de Mosteiró com parque de máquinas rotativas e de alcear, constituindo o segundo pólo produtivo.
Neste mesmo ano a designação social foi alterada para “Marsil – Artes Gráficas, Lda.”.
De 2010 em diante está em curso um novo exercício de segmentação de clientes e exploração de novos mercados que tem permitido à Marsil aumentar o portefólio e inclusivamente ser distinguida com alguns prémios e menções honrosas.
Aposta contínua no aperfeiçoamento da Qualidade geral da Empresa.
Envolvimento de todos os níveis da empresa no sentido de incentivar a melhoria do desempenho ambiental da Marsil.
Rua Central de Carvalhido, 374
Moreira | 4470-584 Maia
Tel.: +351 22 941 61 14
(chamada para rede fixa nacional)
Email: maia@marsil.pt
Av. Eng. Duarte Pacheco
Torre 2, Piso 3, Sala 1
1070-102 Lisboa
Tel.: +351 21 381 54 40
(chamada para rede fixa nacional)
E-mail: lisboa@marsil.pt
© 2018 Marsil | Todos os Direitos Reservados